Concurso Nacional de Arte Pública Tridimensional de Guaíra

Concurso Nacional de Arte Pública Tridimensional de Guaíra

postado em: Projetos Realizados | 0

Realização do concurso, em 2005, com objetivo a criação do Museu Aberto do Parque dos Maracás. Um museu de esculturas contemporâneas de artistas significativos no panorama artístico brasileiro integradas ao parque dos Maracás, cujo projeto foi concebido pelo arquiteto paisagista Roberto Burle Marx e fica situado no centro urbano de Guaíra.

 

Para esta cidade, Burle Marx idealizou, no Parque Ecológico Maracá, um espaço reservado para Arte Tridimensional, com trabalhos criados especialmente para o Jardim das Esculturas, do referido projeto paisagístico desta cidade. Para dar sequência ao projeto de instalação definitiva do Jardim das Esculturas.

Este Museu a céu aberto, será uma referência da arte tridimensional brasileira. Consiste em um núcleo inicial de 8 esculturas de artistas que foram selecionados a partir do Concurso Nacional de Arte Tridimensional para o Parque dos Maracás.

Fazer de Guaíra, um município cuja economia é voltada quase que totalmente para o agronegócio, tornar-se um polo de referência da cultura contemporânea na área das artes plásticas, é um ato que revoluciona a cultura do interior do país e é, antes de quaisquer considerações, uma proposta de vanguarda e um exemplo a ser seguido no país.

A criação do Museu Aberto do Parque dos Maracás em Guaíra, um município no extremo noroeste do estado de São Paulo, em uma zona tipicamente agrícola, fora do tradicional eixo Rio/São Paulo está alinhado com a política de desenvolvimento cultural que tanto almejamos para o nosso país e defendida por este digno Ministério da Cultura.

O projeto está intimamente inserido na política de inclusão cultural que a Fundação Cultural e Artística Gilberto Salvador vem trabalhando nos últimos 7 anos com inserção de obras em espaços públicos.

Sua vertente ideológica, de implementação de arte tridimensional contemporânea em área projetada pelo paisagista Roberto Burle Marx no centro do Município, pretende desenvolver o turismo cultural gerando benefícios de toda ordem para a região, como com toda certeza para o país,

Além de todas as vantagens para a região, especificamente, esta iniciativa é de grande importância em âmbito nacional, pois a implementação de um museu a céu aberto incentiva a difusão da arte em espaços públicos, tão importante e pouco difundida no Brasil.

 


Ano: 2005
Local: Parque Maracá, Guaíra, SP


 

 

Links

https://youtu.be/E5bcMX6aRiE

 


Patrocínio: Prefeitura Municipal de Guaíra, São Paulo
Realização: Fundação Cultural e Artística Gilberto Salvador