Escultura Brasil

Escultura Brasil

postado em: Projetos Realizados | 0

Cinco amigos formam um bando. Todos escultores de fôlego comprovado. Desta vez juntos, Maria Bonomi, Vlavianos, Gilberto Salvador, Caciporé e Nitsche estão na busca incansável da ocupação do espaço urbano como suporte de suas obras.

No primeiro aspecto, tem que objetivar atingir um público privado que é o proprietário de espaços externos onde a escultura pode ser elemento artístico que pontifique na paisagem.

Portanto, empreendimentos imobiliários que gerem espaços abertos, assim como espaços públicos

A partir de projeto elaborado pela Fundação Gilberto Salvador e acolhido por grandes incorporadores imobiliários, a maneira inusitada de ocupação temporária do espaço pré-construção oferece novas possibilidades de aproximação da população à arte.

Louvável e necessário o gesto de fusão empresarial com a arte pública gerando produtos culturais com responsabilidade ambiental e proposta de cidadania. É também um novo traçado entre quem faz e quem compra. O olhar se transforma ao deparar-se com novos percursos na paisagem a ser habitada, dilatando a qualidade de vida através de obras criadas para corresponder ao entorno.

Não como decoração efêmera, mas como emoção integrada para vivências do quotidiano.

As obras questionam por suas dimensões o interior “privado” e prioriza o exterior “público”. Para a cidade de São Paulo onde a perspectiva de olhar distâncias não alcança mais do que alguns metros, este projeto resgata espaços e grandes distâncias para que se possa ver o encontro do céu e o mar desenhando uma só linha, a do Horizonte.

A ideia de organizar um instrumento para ser o interlocutor entre artistas que tem uma forte atuação em espaços externos, e a iniciativa privada tem como foco de interesse dois aspectos básicos; o primeiro que é atingir um público de interesse na produção destes artistas para uso em espaços privados e públicos e o segundo é gerar uma identificação cultural da arte com a produção industrial e comercial do país.

 


Nome: Escultura Brasil
Artista: Maria Bonomi, Nicolas Vlavianos, Gilberto Salvador, Caciporé Torres e Marcello Nitsche
Ano: 2005
Local: Terreno de 36.400 M2 do Iepê Golf Condominium, Av. Eng. Alberto de Zagottis, 897
Ficha Técnica: Obras de diversas dimensões e materiais


 

 

 

Links

 


Patrocínio: Agra Incorporadora, Modal Incorporadora, Setin Incorporação e Construção e Abyara Planejamento e Comercialização
Realização: Fundação Cultural e Artística Gilberto Salvador