Esculturas na Cinemateca Brasileira

Esculturas na Cinemateca Brasileira

postado em: Projetos Realizados | 0

O objetivo do projeto foi convidar 4 artistas plásticos a desenvolver esculturas para integrar os jardins da maior cinemateca da América Latina – e uma das mais importantes do mundo, a Cinemateca Brasileira, localizada no bairro de Vila Mariana, São Paulo.

O projeto foi concluído com êxito. Instalamos e entregamos quatro esculturas de grande porte, criadas pelo talento de quatro artistas da cena brasileira atual, que foram oficialmente entregues ao acervo da Cinemateca Brasileira no dia 16 de junho de 2010.

A beleza do projeto paisagístico de Raul Pereira, que criou os jardins da instituição, contribuiu com sua integração junto às esculturas, tornando acessível a apreciação das esculturas por parte do público frequentador.

Desta forma, o projeto insere uma instituição importante e de contribuição relevante na formação cultural do País, no plano das artes plásticas. Cumpre seu papel em sintonia com a missão da Fundação Gilberto Salvador de promover cultura de forma gratuita e acessível ao público.

As obras foram concebidas em tema livre pelos artistas plásticos José Resende, Caíto e Kimi Nii, além do próprio Gilberto Salvador. São linguagens em movimento, com poéticas diferentes, demonstrando as múltiplas maneiras de entender a escultura. “Ainda assim, estabelecem um diálogo com o cinema, razão de ser da Cinemateca e expressão máxima desta forma de arte”, afirma o presidente da FGS.

 


Nome: Esculturas na Cinemateca Brasileira
Artista: Caíto, Gilberto Salvador, Kimi Nii, José Resende
Ano: 2010
Local: Cinemateca Brasileira, São Paulo


 

 

 


Patrocínio: Engevix Engenharia S.A., Fundação BNP Paribas 
Apoio: Fundo Nacional da Cultura, Ministério da Cultura, Governo Federal, Cinemateca Brasileira, Montana Química
Realização: Fundação Cultural e Artística Gilberto Salvador