Gênesis

Gênesis

postado em: Projetos Realizados | 0

A exposição Gênesis com objetos tridimensionais, que Gilberto Salvador apresenta no Museu da Casa Brasileira, mostra-se como um convite para os sentidos de diferentes visitantes.

Nada de olhar desatento ou mensagens óbvias, pedindo tempo e pensamento para serem apreciadas, num diálogo entre as premissas do artista e a vivência de cada um. Sintoniza-se com as mais recentes tendências visuais, que se aproximam do passado, como um imenso dicionário, em que se buscam unidades, como palavras, para elaborar novas orações visuais. As escalas amigáveis em que ele se detém, ao lado da montagem no jardim do Museu, permitem uma relação próxima e diferenciada, especialmente para os que lhe devolverem a mesma atenção dada pelo artista em cada detalhe.

Configuram os mais recentes trabalhos, especialmente elaborados para esta exposição, propiciando uma série de formas, que o espectador encontrará, desafiando-nos a analisar os resultados, obtidos em longa carreira. Apaixonado pelas cores, formas, ritmos, movimento e com um fazer primoroso, revela como elementos constantes podem criar diferentes objetos, trazendo formas geométricas regulares e irregulares, facilitando muito a interação com todos.

Gilberto Salvador habitualmente trabalha com séries, diferenciando uma peça de outra, de modo a estimular um olhar especial, para captar as sutilezas formuladas, por vezes com ironia, em outras, demandando concentração. Parte de formas geradoras, ou seja, a gênese. Cada matriz se desloca e se desvia, ora para a lateral, ora para direções opostas, pedindo para serem contornadas e permitindo, na similaridade, captar especificidades.

 

– Maria Cecília França Lourenço, 2009

 


Nome: Gênesis
Artista: Gilberto Salvador
Ano: 2009
Local: Museu da Casa Brasileira – MCB (12 de setembro a 25 de outubro de 2009
Curadoria: Maria Cecília França Lourenço


 

 

Créditos do Livro

Texto: Maria Cecília França Lourenço
Projeto Gráfico: Victor Nosek
Revisão Português: Alice Nakamori
Tradução: Traduzca
Tratamento de Imagens: Nilton

Livro | Gênesis

 

Links

2009 Gênesis Gilberto Salvador – Museu da Casa Brasileira | Metrópolis TV Cultura

2009 Gênesis Gilberto Salvador – Museu da Casa Brasileira | Cia de Cinema

2009 Gênesis Gilberto Salvador, Depoimentos – Museu da Casa Brasileira | Cia de Cinema

 


Patrocínio: Engevix Engenharia S.A.
Apoio: Fundo Nacional da Cultura, Ministério da Cultura, Governo Federal, Imprensa Oficial, Museu da Casa Brasileira, Vinheria Percussi, Vinícola Miol
Realização: Fundação Cultural e Artística Gilberto Salvador