Naiades e Ninfas

Naiades e Ninfas

postado em: Projetos Realizados | 0

Realização, em 2002, da mostra inaugural do Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba com individual da artista Maria Bonomi.

Estava em certa ocasião andando no jardim da Casa de Vidro, e o Professor (Bardi) também estava andando por ali, mas conversando sozinho, e eu jovenzinha, perguntei-lhe com quem ele estava falando. Ele disse: “Estou conversando com as Naiades e com as Ninfas”.

Foi algo que me marcou muito, porque havia um papo de alguém muito importante e sério com entidades mágicas que estariam naquele jardim, e que tudo isto estava me escapando. Assim surgiu a ideia de quando eu fosse fazer uma obra que refletisse o meu convívio com o casal Bardi naquele tempo da juventude, seria a respeito de Naiades e Ninfas.

Esta longínqua vivência tornou-se tema que realizei a partir de folhas encontradas (objets trouvés) em vários jardins, na rua e em parques, depois esculpidas em barro e gesso, finalmente fundidas em alumínio, latão e cobre. Retrabalhadas, foram interferindo nestes corpos de Naiades e de Ninfas, buscando extrair delas está magia do encontro.

Enfim, objetos da natureza para a natureza, que agora estão dialogando e se expandindo nesta exposição de Caraguatatuba, de beira de mar, de coisas aquáticas e naturais. Quem eram as Ninfas e as Naiades? As Ninfas são estas divindades que saem do oceano e que fluem em redor da terra, as Naiades filhas de Nereu, o Deus do Mar. As Naiades e as Ninfas são personagens aquáticas, fazem parte de toda a natureza e Caraguatatuba oferece um local que tem muito a ver com o intencional desta mostra: lidar com os mitos e as magias naturais esparsas, recolocando, com isto, a questão ecológica de uma anterioridade espiritual em cima de uma realidade atual de degeneração da paisagem.

 

– Maria Bonomi  

 


Nome: Naiades e Ninfas
Artista: Maria Bonomi 
Ano: 2002
Local: Pólo Cultural Adaly Coelho Passos, MACC – Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba, São Paulo (18 a 31 de julho de 2002)  
Ficha Técnica: A série Ninfas e Naiades são lâminas metálicas em relevos côncavos e convexos, fundidas em alumínio, latão e bronze, auto portantes. Medidas variáveis entre 120 x 100 x 0,9 cm e 7 x 38 x 0,8 cm. 


 

 

 

Maria Bonomi, gravadora, escultora, artista plástica, transformou sua linguagem através do sulco e das formas côncavas e convexas, numa essência de sua preocupação estética.  

A série “Ninfas e Naiades” nos leva a um “sensus” onde o carinho e afeto são traduzidos espacialmente numa projeção quase antropológica, mas essencialmente feminina.  

– Gilberto Salvador

 

Nestas reentrâncias cavadas, a obra que seria efetuada em duas dimensões tira partido do estéreo – do sólido, tridimensional – aflorando então uma gravura que nasce escultura.  

– Nilza Procopiak, 1990

 

 

Links

http://cultura.estadao.com.br/noticias/geral,bonomi-inaugura-museu-em-caraguatatuba,20020717p7468

http://www.litoralvirtual.com.br/noticias/2002/22072002.html

 


Apoio: Prefeitura de Caraguá, MACC – Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba e FUNDACC – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba
Realização: Fundação Cultural e Artística Gilberto Salvador