Oficina de Esculturas

Oficina de Esculturas

postado em: Projetos Realizados | 0

Projeto da Fundação Gilberto Salvador para cria um espaço voltado para o estudo e o desenvolvimento de esculturas integrado à tecnologia naval de última geração no distrito industrial de Rio Grande – RS.

Retalhos de aço usado na fabricação de plataformas de petróleo no Polo Naval de Rio Grande, a 309 km de Porto Alegre, foram transformadas em esculturas contemporâneas. As formas, de alto valor estético, saíram da genialidade criativa de artistas plásticos e foram moldadas por meio de técnicas metalúrgicas, num construtivo diálogo entre o talento, a arte e a tecnologia industrial. As peças foram criadas em um espaço próximo ao estaleiro, perto da comunidade de trabalhadores e aberto para a visitação dos moradores de Rio Grande.

As obras foram executadas em aço corten, material utilizado nas plataformas oceânicas e que seriam descartados. Elas foram doadas pelo grupo Ecovix-Engevix Construções Oceânicas, patrocinador do projeto. As esculturas foram projetadas e desenvolvidas pelos artistas paulistas Ester Grinspum, Artur Lescher e Guilherme Müller.

Walter Miranda foi quem coordenou pela Fundação o projeto, e segundo ele, a proposta foi adaptada às características da cidade.

 


Nome: Oficina de Esculturas
Artista: Ester Grinspum, Artur Lescher e Guilherme Müller
Ano: 2013
Local: Local Rio Grande, RS (06 de dezembro de 2013)


 

 

 


Patrocínio: ECOVIX-ENGEVIX Construções Oceânicas S.A.
Apoio: Fundo Nacional da Cultura, Ministério da Cultura, Governo Federal, Prefeitura Municipal do Rio Grande, Secretaria do Município de Cultura
Realização: Fundação Cultural e Artística Gilberto Salvador