Motoristas, passageiros e ciclistas que passarem pela avenida Dom Aguirre, em frente ao Terminal São Paulo, poderão apreciar uma grandiosa escultura assinada pelo artista plástico paulistano Gilberto Salvador. A escultura, que ficará exposta de forma permanente, é uma doação do próprio artista, por meio da Fundação Gilberto Salvador, ao Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (MACS).
Gilberto Salvador conta que a peça, com acabamento em resina goffrato, foi desenvolvida há 3 anos, a partir do pedido de um grupo de ciclistas de São Paulo. “Num determinado momento, eu consegui montar um desenho que foi simpático e a partir disso comecei a desenvolver a peça que consiste em seis círculos e três triângulos, que representam uma bateria de velocistas”, explica.
Salvador explica que a ideia de presentear Sorocaba com essa obra surgiu em 2012, quando foi convidado pelo MACS para expor a escultura intitulada DNA, feita em madeira e fibra de vidro – que hoje faz parte do acervo permanente do MACS. “O que me surpreendeu quando eu vim para cá pela primeira vez foi a ciclovia. Eu achei que minha escultura poderia fazer essa interface com esse equipamento da cidade”, conta, sugerindo que, simbolicamente, a obra represente o “marco zero” da malha cicloviária da cidade, atualmente estimada em 115 quilômetros lineares.
Nome: Bicicleta
Artista: Gilberto Salvador
Ano: 2014
Local: Avenida Dom Aguirre, na altura do Terminal São Paulo, Sorocaba
Ficha Técnica: Fibra de vidro e resina goffrato. 2,80m x 0,70m x 13,00m – pesa 1 tonelada
Links
http://www.jornalcruzeiro.com.br/materia/573076/avenida-dom-aguirre-recebe-obra-de-gilberto-salvador
http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/avenida-dom-aguirre-ganha-a-escultura-bicicleta/