Parque Escultórico de São Sebastião

Parque Escultórico de São Sebastião

postado em: Projetos Realizados | 0

A Fundação Cultural Artística Gilberto Salvador desenvolveu este projeto com a finalidade de proporcionar à comunidade acesso e convívio com esculturas de grandes dimensões, projetadas por importantes artistas nacionais, a serem instaladas em espaços públicos no Município de São Sebastião no litoral norte do Estado de São Paulo. 

 

A opção pela cidade de São Sebastião, para a criação do Parque Escultórico deve-se a posição estratégica do município, que no período das férias recebe um grande fluxo de turistas em seus 107 km de litoral e abriga a única rota de acesso para Ilhabela, resultando numa das mais importantes cidades litorâneas do Brasil.

A iniciativa da Fundação Gilberto Salvador consolidou-se com a visão inovadora e apoio da Prefeitura do Município.

Foi realizada a contratação de 20 artistas integrantes do Parque Escultórico de São Sebastião para elaboração de duas propostas de esculturas de cada um, apresentadas as 40 propostas ao curador oficial do Parque Escultórico Prof. Dr. João Spinelli, foram selecionadas 20. Houve um encontro no Museu da Casa Brasileira comunicando a ação cultural do município de São Sebastião para possíveis patrocinadores, parceiros, apoiadores e dando um caráter nacional ao projeto iniciando o Parque Escultórico. Na sequência foi realizada exposição das maquetes na Secretaria de Cultura de São Sebastião e iniciada a instalação das obras captadas.

Na primeira etapa de implantação, foram instaladas as obras dos artistas Emanoel Araujo, localizada na saída de acesso para a balsa de Ilhabela (centro), Gilberto Salvador, em frente ao Teatro Municipal (centro), Mario Cravo Junior, na Praia do Pontal (centro), Marcello Nitsche, Portal da Olaria (centro),, Sérvulo Esmeraldo, Praça Pôr-do-Sol (Boiçucanga). Na segunda, Caciporé Torres, localizada na Praia do Pontal (centro), Caíto, localizada na reserva do Moulan, Megumi Yuasa (Próxima a Prefeitura de São Sebastião), Mestre Didi, em frente ao Fórum (centro), Nicolas Vlavianos, Rua da Praia (centro), Rubens Gerchman, localizada na Praia do Arrastão. Totalizando 11 obras instaladas.

 


Nome: Parque Escultórico de São Sebastião
Artista: Caciporé Torres, Caíto, Emanoel Araujo, Gilberto Salvador, Marcello Nitsche, Mario Cravo, Megumi Yuasa, Mestre Didi, Nicolas Vlavianos, Rubens Gerchman e Sérvulo Esmeraldo
Ano: 2002 a 2004
Local: Orla de São Sebastião, SP


 

 

 


Patrocínio: Eletrobrás, Petrobras e TIM
Apoio: Fundo Nacional da Cultura, Ministério da Cultura, Governo Federal e Prefeitura de São Sebastião
Realização: Fundação Cultural e Artística Gilberto Salvador