Lucas Simões, Desmanche (RJ)

Lucas Simões, Desmanche (RJ)

postado em: Projetos Realizados | 0

A exposição Lucas Simões traz uma pesquisa sobre o suporte e a materialidade da fotografia. Por meio de sobreposições, recortes e curvaturas, o artista explora possibilidades de profundidade e volume. 

O artista plástico Lucas Simões nos traz um discurso estético, no qual a dialética da imagem se faz tema central de seu trabalho.

A estrutura da imagem serve de motivo para apoiar formas e gerar um processo de análise constante desta. Assim, na desconstrução da imagem, o espectador é conduzido por uma forma dinâmica de visualização.

As aparentes repetições são na verdade, novas formas geradas num processo construtivo, onde os planos servem para nos fazer aprofundar, de forma psicológica, no significado das imagens. Conduzindo à construção de um novo objeto em questão.

O resultado prático deste discurso é um uso topográfico dos planos de ação, no qual o tema entra como um contraponto para refazer uma harmonia que, inicialmente parece ter se perdido, mas que o artista, com maestria e talento, nos devolve de forma quase que benevolente, mas significativamente forte e acompanhado de um discurso estético harmônico e avançado.

Lucas Simões é uma destas figuras que aparece como novo artista, mas cujo conteúdo de poética nos projeta com força e definição de linguagem própria.

Agora só nos cabe desfrutar desta dialética visual e sentir como uma imagem pode ultrapassar seus próprios significados.

 

– Gilberto Salvador, 2013

 


Nome: Desmanche (RJ)
Artista: Lucas Simões
Ano: 2013
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro (21 de maio a 07 de julho de 2013)
Curadoria: Gilberto Salvador


 

 

 


Patrocínio: Caixa Econômica Federal e Governo Federal
Realização: Fundação Cultural e Artística Gilberto Salvador