AUI, Um Olhar no Futuro

AUI, Um Olhar no Futuro

postado em: Projetos Realizados | 0

Realização da edição de um livro documental, em 2005, da produção cultural da Associação Universitária Interamericana e suas correlações dentro do contexto cultural brasileiro.

A ideia desta produção é documentar toda uma trajetória de viagens de estudo que a Associação Universitária Interamericana promoveu com brasileiros produtores culturais emergentes, na década de 70, o que resultou em produções interessantes, instigantes em diversas áreas da cultura e inteligência no país. Para citar 3 exemplos significativos segue:

  • Músico – Alceu Valença
  • Engenheiro – Dr. Cristiano Kok
  • Economista – Pedro Malan

E outros mais em diversas áreas.

Este livro deverá ser distribuído nas faculdades de sociologia brasileiras e nas faculdades de geografia, história e artes.

Entre 1962 e 1971 operou no Brasil a Associação Universitária Interamericana – AUI com o apoio das empresas americanas aqui instaladas, proporcionando a quase 900 estudantes universitários brasileiros uma experiência ímpar de conhecimento da realidade norte-americana, através de um programa de convívio com famílias, um curso de verão na Universidade de Harvard e um ciclo de visitas a Washington e New York, informando-os da forma de operar do executivo, do legislativo e do judiciário norte-americanos.

O programa incluía a visita a órgãos e instituições internacionais com sede naquele país (ONU e OEA) e aos principais centros de excelência em pesquisa científica e tecnológica, além de propiciar grandes debates sobre a economia, artes, sociologia e política latino-americana e mundial.

 


Nome: AUI, Um Olhar no Futuro
Ano: 2005
Ficha Técnica: livro documental


Patrocínio: Engevix Engenharia S.A. 
Apoio: Fundo Nacional da Cultura, Ministério da Cultura, Governo Federal, AUI e Fundação Oscar Araripe
Realização: Fundação Cultural e Artística Gilberto Salvador