Gravuras & Gravuras

Gravuras & Gravuras

postado em: Projetos Realizados | 0

Exposição intimista, em 2002, gravuras em metal da artista plástica Renina Katz, com uma série especial de águas fortes na Ana Cláudia Roso Escritório de Arte.

 

Em seu texto MANET, O ENIGMA DO OLHAR, Jorge Coli nos ensina a ver o negro – “como a cor da modernidade, como constitutivo comum de todas as cores” – assim como nos ensina – “a ver o negro em sua autonomia através de nuanças incontáveis de brilho e de densidade”. A ele, Jorge, dedico esta série de gravuras todas em negro. 

– Renina Katz, 2002

 


Nome: Gravuras & Gravuras
Artista: Renina Katz
Ano: 2002
Local: Ana Cláudia Roso Escritório de Arte, São Paulo (23 de novembro a 21 de dezembro de 2002)


 

 

Paixão e Método 

Toda a sua obra relata indiscutível qualidade técnica e a segurança profissional no desempenho da gravura. Estes são os suportes insubstituíveis da expressão da sensibilidade artística de Renina, também geradora do aprendizado de dezenas de jovens da Universidade de São Paulo. Muitas teses e doutorados têm a grife dessa compreensiva analista da arte. Bom lembrar que ela provocou na apresentação e na defesa de teses universitárias, a exibição das obras de arte criadas e expostas pelos doutorandos. 

A irredutível Renina trabalha apenas com a presença ou ausência de luz. E, será na implicada relação entre o branco e o negro que ela se entrega às obras de água-forte da presente mostra. 

Nos locais públicos e, em especial nas exposições não é difícil presenciar pessoas intrigadas com o desdobramento das formas e das linhas das composições plásticas. No contorno sobreposto a um espaço, um traço, sinuoso, atravessa parte do papel insinuando o Sol e a Lua, referência ao ciclo, ao movimento, contínuo. Muitas das gravuras da artista sugerem que uma área negra pode dominar o fundo branco do papel ou até, o contrário, cria áreas de composição brancas. Sempre haverá um jogo visual que serve à construção da obra. Aqui está definida a delicada capacidade sensorial dessa artista traçando das correlações entre fundo e figura. Fogo Fátuo, Fênix, Montanha e Mar, ou um Lago, representam algumas das figuras que correspondem aos trabalhos representados na galeria. 

No passado, Renina Katz fez obras que tratam da realidade aparente, destacando-se as do realismo social. Mais tarde, ela inicia vibrante produção de pinturas, gravuras e aquarelas abstratas. A bem dizer, as água-fortes atuais não retornam ao realismo mas se aproximam bastante de uma versão livre das imagens, revestidas de belas figuras e de traços sintetizados, oriundos do repertório visual e comum da vida. 

Nas gravuras que domina magistralmente, poia-se em um repertório estético, acumulado nos tantos anos de trabalho. Compõe um inventário de formas e linhas para a construção da sua própria linguagem, substituindo com propriedade os conhecidos jargões da realidade aparente.

 

Radha Abramo SP 23/07/2002

 


Patrocínio: Engevix Engenharia S.A. 
Apoio: Fundo Nacional da Cultura, Ministério da Cultura, Governo Federal e Instituto Takano
Realização: Ana Cláudia Roso Escritório de Arte, Fundação Cultural e Artística Gilberto Salvador