Vôo de Aproximação

Vôo de Aproximação

postado em: Projetos Realizados | 0

Realização de painel artístico do artista Gilberto Salvador, em 2002, para a inauguração da 5ª linha, Estação da CPTM de Metrô Largo 13, São Paulo.

 


Nome: Vôo de Aproximação
Artista: Gilberto Salvador
Ano: 2002
Local: Linha 5-Lilás – Estação Largo Treze (Encontra-se na parede em frente ao mezanino de acesso ao terminal de ônibus) 
Ficha Técnica: Pintura e esmalte em cerâmica de alta temperatura, 150 m


 

 

 

Gilberto Salvador (São Paulo, SP, 1946) 

Sua obra baseia-se no contraponto entre o estático e o dinâmico, entre o racional e o emocional, com prevalência de traços gestuais. Em 1999, foi criada em São Paulo a Fundação Cultural e Artística Gilberto Salvador com o objetivo de cuidar de todos os aspectos relacionados à sua atividade artística e empreender projetos culturais. Nesse mesmo ano, ele criou para o jardim externo da Estação Jardim São Paulo do Metrô a escultura Voo de Xangô. 

Gilberto Salvador é ainda o autor da obra Voo de Aproximação (2002), um grande painel de 150 metros quadrados, constituído por peças de cerâmicas esmaltadas, instalado na Estação Largo Treze do Metrô de São Paulo, até 2001 integrante da Linha G da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM. 

– Enock Sacramento, 2012

 

O paulistano Gilberto Salvador (1946) tem obras em duas estações do Metrô. No Jardim São Paulo, no jardim externo, uma escultura de 1999, ‘Voo de Xangô’, em aço pintado com tinta epóxi. Mede 8m x 20m x 4m e pesa 6,6 toneladas. No Largo Treze, ‘Voo de Aproximação’, painel (peças cerâmicas esmaltadas, coloridas) de 2002 com 150m², em uma parede. 

A obra da estação Largo Treze ocupa uma parede das duas plataformas (dos dois sentidos da linha). “A ideia foi de criar um pórtico. Representei o skyline paulistano para dar a sensação de que os usuários do Metrô estivessem entrando ou saindo da cidade. Também simbolizei o voo de um pássaro”, diz o artista.

– Everaldo Fioravante, 25/06/2013 no jornal ‘Metrô News’ 

 

 

Links

http://www.metro.sp.gov.br/cultura/arte-metro/livro-digital/arquivos/assets/basic-html/page79.html

http://www.metro.sp.gov.br/cultura/arte-metro/livro-digital/arquivos/assets/basic-html/page81.html

http://zip.net/brsc0w

http://www.monumentos.art.br/monumento/voo_da_aproximacao

 


Patrocínio: Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM