O Reino Interior

O Reino Interior

postado em: Projetos Realizados | 0

Exposição itinerante, realizada em 2001, de gravuras em metal sobre papel artesanal de autoria de Gilberto Salvador, assim como edição do livro de autoria do crítico de arte Jacob Klintowitz, que acompanha as mostras nas cidades de São Paulo, Curitiba e Feira de Santana. “O Reino Interior” é composto por 10 gravuras em metal sobre papel artesanal com tamanhos entre 70x100cm e 100x200cm que têm edição limitada em 30 unidades. 

 

Gilberto Salvador pesquisou e desenvolveu um papel artesanal, feito com fibras nacionais, um amálgama de rara delicadeza e durabilidade. Os testes realizados afirmam a capacidade deste papel em receber sem distorções e reter o pigmento por um período incalculável. Desta maneira, o artista refaz a experiência milenar com o papel, o suporte de maior durabilidade da Antiguidade, que até hoje serve como testemunho e fonte de estudos das civilizações que nos antecederam.

É sobre este suporte especialmente produzido, um papel único, que o artista elabora 10 imagens que tratam das suas percepções e da sua correspondência no mundo objetivo e realiza a síntese madura de equivaler o universo pessoal, o mundo dentro, ao objetivo, o do conhecimento geral. As imagens do artista tem este caráter revelador e tornam universais as suas intuições: o particular torna-se símbolo.

Desta suite de 10 imagens o artista fez 30 cópias originais de cada uma, devidamente numeradas e assinadas. Estas cópias foram tiradas com especial cuidado e tem uma qualidade de impressão raramente encontrada, mesmo internacionalmente.

 


Nome: O Reino Interior
Artista: Gilberto Salvador
Ano: 2001
Local: Pinacoteca do Estado de São Paulo, São Paulo (15 de março a 22 de abril 2001)
Museu Alfredo Andersen, Curitiba (30 de agosto a 15 de setembro de 2001)
Galeria de Arte Carlos Barbosa, Universidade Estadual de Feira de Santana, Bahia (17 de maio a 31 de maio de 2001)


 

 

Créditos do livro

Textos: Jacob Klintowitz
Projeto gráfico: Jacob Klintowitz
Fotografia: Maria Del Carmen
Editoração eletrônica: Massahiko Kimura….
Versão inglês: Mark Harrison Fagan
Revisão: Lierka Felso
Coordenação: Jacob Klintowitz
Agente Cultural: Agem Produtora Cultural Soc. Com. Ltda.
Fotolito e impressão: Laserprint Editorial Ltda.

 


Patrocínio: Construtora Setin
Apoio: Institucional da Prefeitura Municipal de São Paulo. Lei Mendonça.
Realização: Cinema Centro, W/Brasil, Pinacoteca do Estado de São Paulo, Museu Alfredo Andersen, Galeria de Arte Carlos Barbosa, Universidade Estadual de Feira de Santana, Denisson de Oliveira e Ana Cláudia Roso